O brinquedo certo

O Dia das Crianças foi ontem, e com ele nos veio a idéia de abordar um assunto muito importante: qual o brinquedo ideal para cada idade?

Para o bom desenvolvimento e segunrança da criança, é muito importante que ela seja estimulada com os brinquedos e brincadeiras mais adequados para a sua idade. Fizemos abaixo uma pequena relação considerando cada idade:

Entre 1 e 2 anos

A criança já reconhece objetos, sons e cores. Gosta de espalhar e organizar e também de brinquedos que possa empurrar, puxar e encaixar. É uma fase curiosa.

Sugestões:
Caixas com objetos de formas geométricas, brinquedos de montar e encaixar. Bichinhos de plástico. Carrinhos, caminhões e chaves. Quanto mais estimular a criança a interagir melhor.

De 2 a 3 anos

Nessa idade, se inicia o processo de socialização da criança, e ela começa a descobrir o quão legal é brincar com o outro. Ela também já é capaz de classificar formas, cores e espessuras, e já assimila uma grande quantidade de palavras. Crianças nessa idade tem bastante energia e vontade de explorar.

Sugestões
Brinquedos de montar, com formas geométricas e cores. Brinquedos de desenhar e colorir. Brinquedos com bichos que interagem.

De 3 a 4 anos

Aqui começa o faz-de-conta, com brincadeiras em que a criança começa a usar mais a imaginação. É também o início da fase das perguntas, que vão surgir sem parar. A coordenação já está melhor e a criança está mais independente.

Sugestões
Brinquedos de empilhar ou de abrir e fechar com ganchos e botões. Cenários e figuras para brincadeiras. Massinha.

De 4 a 6 anos

Nessa idade as amizades começam a nascer, e a criança se interessa mais por brincadeiras coletivas. Esportes e trabalhos manuais também geram interesse.

Sugestões
Jogos em equipe e atividades físicas com bola, bicicleta, dança, corda, etc. Cadernos e materiais como cola, tesoura (ponta redonda e sempre com supervisão adulta), lápis de cor. A partir dos 5 anos já é interessante oferecer atividades no computador.

A partir de 7 anos

O ideal nessa fase é estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico da criança, sem esquecer das ativdades físicas.

Sugestões
Jogos de todos os tipos, dama, quebra-cabeça, jogos de tabuleiro, etc.

Uma dica importante: não importa a idade da criança, é sempre recomendado buscar atividades ao ar livre!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: