Brasil líder na reciclagem de alumínio

Pelo oitavo ano consecutivo, o Brasil é líder na reciclagem de alumínio, tendo reciclado, na ano de 2008, 91,5% das latas comercializadas desse material.

O feito, no entanto, foi alcançado em virtude das 184 mil pessoas que vivem da coleta desse material. Do ponto de vista social, não é uma notícia tão boa assim, já que os catadores de lixo (responsáveis por boa parte dessa coleta) não são profissionais reconhecidos pelo governo, mas o meio ambiente ainda sim agradece.

As empresas da rede de reciclagem são encarregadas de trasnformar o material e recolocá-lo no mercado em menos de 30 dias.

O setor da reciclagem de latas especificamente, movimentou cerca de R$ 1,6 bilhão, dos quais R$ 492 milhões foram para as mãos dos catadores, que lucram com a venda das latas. Apesar de ter um papel fundamental na cadeia, o catador é um profissional informal, e trabalha em condições muito desfavoráveis. A boa notícia desse cenário é que eles estão lutando para reverter essa situação. A partir de hoje, em São Paulo, acontece a primeira feira de reciclagem organizada pelos próprios catadores.

São esperados 6.000 visitantes, inclusive o presidente Lula, e o objetivo é a troca de informações e tecnologias, além de atrair atenção para a causa.

Parece que estamos no caminho certo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: