Homem cego impressiona com belas pinturas

Mais um exemplo de superação de limites. Esref, que mora na Turquia, tem impressionado a todos, inclusive médicos, com suas pinturas. Cego desde o nascimento, ele nasceu sem os olhos, Esref consegue pintar paisagens inteiras, mesmo sem possuir nenhuma memória visual.

O pintor-cego diz que, desde criança, usa uma tática para imaginar o aspecto e formato das coisas: ele examina tudo com as mãos. É o que ele tenta fazer antes de pintar.

“Começo a imaginar as formas daquilo que já toquei. Traduzo, então, essas formas em forma de pintura”, diz ele. “Faço, dentro da minha cabeça, um plano daquilo que vou pintar”, explica.

O mais surpreendente é que Esref utiliza, em seus quadros, cor, sombra e perspectiva, o que é difícil de se explicar considerando que ele nunca enxergou nada.

E aí? Ficou impressionado? Nós ficamos.

Médicos, intrigados, resolveram monitorar o cérebro de Esref enquanto ele pintava, e a descoberta foi igualmente fantástica: áreas do cérebro que não deveriam estar ativas devido à cegueira reagem de maneira extraordinária quando ele pinta. Ele forma imagens sem a visão.

Moral da história? Não existem barreiras com força de vontade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: