Dia Internacional de Nelson Mandela

Poucas pessoas possuem uma história tão admirável como Nelson Rolihlahla Mandela. Nascido em 1918, ele foi o principal representante do movimento anti-apartheid, regime que negava aos negors (maioria da população) direitos polítivos, sociais e econômicos.

Preso em a962 pela polícia sul-africana, Mandela foi sentenciado à prisão perpétua. Mesmo encarceirado, ele continuou seus manisfestos, enviando da cadeia a célebre declaração para a CNA (Congresso Nacional Africano) em que dizia: “Unam-se! Mobilizem-se! Lutem! Entre a bigorna que é a ação da massa unida e o martelo que é a luta armada devemos esmagar o apartheid!”

Recusando trocar uma liberdade condicional pela recusa em incentivar a luta armada em 1985, Mandela só foi libertado em 1990.

Em 1993, ele recebeu o Nobel da Paz, e em 1994 se tornou presidente da Africa do Sul.

A ONU decretou o dia 18 de julho o Dia Internacional de Nelson Mandela, data de seu aniversário. “O Dia de Mandela é um dia internacional de ação humanitária para celebrar a vida de Mandela e sua herança. Deve servir de catalisador para que todas e cada uma das pessoas compreendam que elas têm a capacidade de mudar o mundo com sua ação”, diz a nota divulgada por eles.

mandela

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: