Observação de aves

Imagine um universo de cores, formas e sons infinitos onde a natureza é a grande regente da orquestra chamada vida selvagem e você é o principal espectador! O Brasil é a Meca do Ecoturismo e, no quesito aves, o terceiro do mundo em espécies. A Floresta Atlântica abriga quase 700 delas, e também concentra o maior número de espécies ameaçadas. A região da  (APA) Área de Proteção Ambiental  Itacaré – Serra Grande abriga mais de 300 espécies.

O Centro de Interatividade de Itacaré abre suas portas para quem gosta de observar e fotografar a natureza em seu estado bruto.  A programação chamada de ”Birdwatching” consiste em observar as aves (e outros animais) em seu ambiente natural sem molestá-los. Com uma incrível rede de trilhas, distribuídas em seus 450 hectares, é possível percorrer importantes remanescentes da Floresta Atlântica do sul da Bahia, formação vegetacional endêmica do Brasil e muito ameaçada pelo desmatamento.

No primeiro estudo realizado na área recentemente por ornitólogo (profissional especialista em aves), foram observadas 153 espécies de aves e um significativo número de espécies ameaçadas de extinção.  Em um único dia é possível observar quase 100 espécies!  Grande parte destas são restritas a Mata Atlântica. Na região ainda ocorrem diversas espécies típicas da Floresta Amazônica, evidenciando uma antiga ligação entre os biomas.

Para ter sucesso na busca pelas aves, um guia especializado é fundamental, eles conhecem bem a região, os habitats de cada espécie e onde podem estar aquelas mais raras.  Com isso, ganha-se tempo e elevam-se as chances de ver algo fora do comum.  A fazenda Santo Antônio cumpre papel fundamental na conservação dos remanescentes florestais localizado na APA, abrigando as seguintes formações: capoeiras, florestas em diversos estágios de regeneração, mata de grota, matas ciliares, porções de manguezal, plantação de cacau no sistema de cabruca com árvores centenárias e área aberta.

Praticantes iniciantes podem obter seu primeiro contato com as aves e ganhar habilidade com os binóculos nas áreas abertas e capoeiras próximas a sede. Lá, uma grande variedade de papa-moscas, bem-te-vi, siriri, andorinhas, anu, canário-da-terra, papa-capim, beija-flores, sanhaços, xexéu, joão-de-barro, pica-paus e muitos outros podem ser facilmente observados.

Para os mais experientes, profissionais e estudiosos, verdadeiras relíquias ocorrem nas matas da fazenda. É necessário persistência e atenção a qualquer som da floresta para observar bandos de jacupemba,  jandaia-de-testa-vermelha, apuim-de-cauda-amarela, peixe-frito-verdadeiro, caburé-miudinho, beija-flor-de-bochecha-azul, barbudo-rajado, pica-pau-anão-pintado, pica-pau-de-cabeça-amarela, choca-de-sooretama, choquinha-de-rabo-cintado, pintadinho, zidedê, papa-taoca-do-sul, cuspidor-de-máscara-preta, galinha-do-mato, arapaçu-liso, rabo-amarelo, barranqueiro-de-olho-branco, teque-teque, miudinho, araponga, cricrió, tangará-rajado, sabiá-da-mata, tiê-sangue, cambada-de-chaves, furriel, ferro-velho e muito mais.

Além de toda a riqueza da fauna e flora, o visual da região é imponente e impressiona. Excelentes mirantes para por do sol rendem ótimas fotografias, deslumbrantes panoramas na barranca do rio de Contas e muito “passarinho pra ver”.  Tudo isso a menos de uma hora do aeroporto de Ilhéus e a 10 minutos do centro de Itacaré.

Programação

AMADOR

Atividade realizada no período matinal das 06:00 as 12:00.

Caminhadas leves em áreas abertas e capoeiras.

Máximo 4 pessoas

PROFISSIONAL

Atividade realizada durante o dia todo. Horário de saída a combinar diretamente com o guia.  Geralmente,  a partir das 4:00 da manhã.  Almoço opcional.

Grau de dificuldade: média a pesada.

Maximo: 4 pessoas.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: