Preocupação ambiental na Ásia

Uma questão tem incomodado uma boa parte dos países asiáticos, e merece a atenção de todo o mundo. As geleiras do Himalaia estão derretendo em massa ou não?

A passagem de Khardung La, no distrito de Ladakh, no norte da Índia, que contem a estrada transitável mais elevada do mundo, está sem neve. A geleira de Khardung La diminuiu visivelmente de tamanho, “As pessoas que se lembram dizem que era muito maior antigamente”, diz Tundup Ango, da associação francesa Geres. Ainda não se sabe se é por causa da mudança climática ou do tráfego sobre a estrada recentemente construída, mas com certeza é muito preocupante.

A questão pode afetar a vida de mais de 1 bilhão de habitantes na Índia, no Paquistão, em Bangladesh, no Tibete e na China. Recobrindo quase 3 milhões de hectares, as 15 mil geleiras do Himalaia formam a terceira maior massa glaciar do mundo, atrás dos pólos. Com a neve acumulada, o maciço montanhoso armazena 12 mil km3 de água doce e constitui o reservatório dos grandes rios Indo, Ganges, Bramaputra, Yang-Tsé, Amarelo e Mekong.

Esse alerta já havia sido dado em 2005 pelo Fundo Mundial para a Natureza, e repetido em 2007 pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, na época, foi falado que, continuando nesse ritmo de recuo, a maioria das geleiras do Himalaia terão desaparecido em 2035.

Está na hora de tomar atitudes, não?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: