Bateria de celular funciona à base de Coca-Cola

Que tal um celular que funciona com Coca-Cola? Pensando em como eliminar os produtos utilizados atualmente na fabricação de baterias, que contaminam o solo se descartados de maneira incorreta, a designer chinesa radicada em Londres Daizi Zheng adaptou uma biobateria para funcionar à base da bebida.

Telefone celular é uma mão na roda, sem dúvida, mas é de conhecimento geral que as baterias não são exatamente uma benção para a natureza. Os chamados metais pesados, como lítio e cádmio, representam um perigo para a saúde humana se não tratados da forma correta. Achar baterias de telefone celular ecologicamente corretas, portanto, é uma boa pedida.

Baterias que funcionam a partir da energia elétrica gerada da quebra de moléculas de carboidratos (açúcar, basicamente), fazem parte de uma tecnologia conhecia há algumas décadas. Enzimas atuam como catalisadoras, gerando apenas água e oxigênio como resíduo, bastando para isso um líquido açucarado ou, no caso, Coca-Cola.

A vantagem em relação às baterias tradicionais é que as biobaterias têm o potencial de carga até quatro vezes maior, além de ser biodegradáveis, de acordo com a designer, que trabalhou em parceria com a gigante do ramo Nokia. A ideia, porém, ainda não é comercialmente viável e talvez nem venha a ser. Convenhamos: gastar uma lata de Coca para carregar um celular certamente não é vantajoso. Mas a evolução da tecnologia mostra que temos alternativas mais favoráveis ao meio ambiente que as baterias tradicionais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: