Guerra às sacolas plásticas

Com um tempo médio para se decompor de 400 anos, as sacolinhas plásticas ocupam a posição de um dos piores inimigos do meio ambiente.  Felizmente, as grandes redes de supermercados estão começando a entender a gravidade da situação e preparar medidas para acabar com o seu uso.

O Carrefour anunciou que vai eliminar o uso de sacos plásticos em todas as suas 115 lojas até 2014. A primeira unidade a aderir fica em Piracicaba e já não utiliza as sacolinhas desde segunda-feira. Ações similares foram anunciadas pelas redes Walmart e Pão de Açúcar.

A Asociação Brasileira de Supermercados estima que o Brasil consuma cerca de 6 bilhões de sacolas plásticas por ano. É um número assustador.

O Carrefour oferecerá a seus clientes caixas de papelão gratuitas, ou sacolas reutilizáveis, que poderão ser adquiridas na própria loja. Há ainda a opção de uma sacola 100% biodegradével, desenvolvida em parceria com a Basf. Ela custará R$ 0,30 ao consumidor. Toda a renda adquirida com a venda das sacolas será doada à instituições de caridade.

Jean-Marc Pueyo, diretor-superintendente do Carrefour no Brasil, espera que essa iniciativa sirva de exemplo para outras empresas. Nós também.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: