Como evitar cãibras

Quem não detesta aquela dor aguda que sempre pega a gente desprevenido? Pois é, cãibras não são nada agradáveis, por isso, troxemos algumas dicas de prevenção.

A cãibra funciona como um termômetro que mede o equilíbrio de água e nutrientes no nosso organismo, quando ela aparece é sinal de alguma deficiência. A dor é resultado de uma contração parcialmente involuntária dos músculos que ocorre em função do desequilíbrio hidroeletrolítico da área onde a dor aparece, ou seja, quando sentimos cãibra, nosso organismo está dando sinais de que é preciso repor a água e os sais minerais, como potássio e sódio, nesta região.

Aquela velha história de que banana ajuda a evitar a cãibra é verdadeira, pois a fruta é rica em potássio. Mas seu resultado será muito mais eficiente se aliado à reposição de outros nutrientes e sais minerais, a própria ingestão de água ajuda bastante.

E o que fazer se dor aparecer? Alongue a área. Esta prática estimula a circulação no local e promove a irrigação das veias e a reposição dos nutrientes perdidos, acabando com a dor.

Em resumo, para evitar a cãibra o ideal é ter uma alimentação equilibrada, hidratar-se e sempre se alongar antes de exercícios físicos. Se a dor persistir, não deixe de consultar um médico, pois ela pode ser sinal de outro problema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: