Corredores de final de semana, cuidado!

Aproveitando o assunto do último post, em que falamos sobre uma ferramenta disponível na internet para avaliar seus treinos de corrida, no post de hoje faremos um alerta aos corredores de final de semana.

Seja por falta de tempo ou gosto pela atividade física, não é difícil de se achar por aí o pessoal que pratica atividades físicas apenas uma vez na semana, e exagera. O exercício físico, para quem não o pratica regularmente, mantem o coração acelerado, aumentando assim os riscos de um ataque cardíaco.

Pesquisas recentes compararam o tempo de recuperação de voluntários depois de exercícios tanto de alta intensidade como moderada. Os resultados verificados entre as pessoas que praticaram exercícios de alta-intensidade mostraram que a freqüência cardíaca ficou mais alta que o normal por mais de 30 minutos pós atividade, este período se torna altamente propicio a acometimentos cardiovasculares.

Porém, com mais moderação, a freqüência cardíaca voltou ao normal em 15 minutos. Apenas com um pouco mais lenta que quando são praticados exercícios com baixa intensidade. Quanto mais rápido o coração se recupera, menor é o tempo no qual os problemas cardíacos podem acontecer. Basicamente, você espera que a atividade dos nervos que controlam a freqüência cardíaca voltem rapidamente ao normal, mas isso para os não acontece para os mal condicionados.

O alerta é muito maior para pessoas que já tiveram algum problema cardíaco.

O ideal é que a prática de exercícios aeróbicos, como a corrida, seja feita no mínimo duas vezes por semana, com regularidade. Importante também é visitar um médico antes de iniciar os treinos.

Dica especial do Interatividade: a corrida fica ainda mais agradável se feita ao ar livre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: