Expo Xangai 2010

Começou no dia 1º de maio a Expo Xangai 2010, com o tema “Cidade melhor, vida melhor”. Cento e noventa e um países e 50 organismos internacionais, incluindo ONGs, estão oficialmente inscritos para participar do evento, que espera 70 milhões de visitantes e é a primeira feira das nações sediada num país emergente.

Esse tipo de feira das nações, organizadas por um país que convida os outros pelos canais diplomáticos, teve início no século XIX com o objetivo de apresentar ao público os avanços tecnológicos das nações. A primeira foi em Londres, em 1851, e seu maior legado é o Palácio de Cristal. O mais famoso legado das expos, porém, é a Torre Eiffel, construída para a feira de Paris de 1889. Atualmente, elas são realizadas de 5 em 5 anos, com duração de 6 meses.

A feira de Xangai é a primeira focada na questão urbana, e tem como objetivo chamar a atenção do mundo para a necessidade de se construir uma vida melhor nas cidades, promovendo a discussão e a divulgação de boas práticas de gestão sustentável dos ambientes urbanos. Os sub-temas do encontro são: 1) Diversidade cultural; 2) Prosperidade econômica; 3) Inovação científica e tecnológica; 4) Reforma das comunidades; e 5) Interação urbano-rural.

O Brasil, grande parceiro comercial da China, participa da feira divulgando a inclusão social e política, diversidade e sustentabilidade do país, e aproveitando também para falar sobre a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.



Fonte: Portal Expo Xangai
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: